benefícios do taekwon-do para a saúde das mulheres








EMPODERAMENTO E BEM-ESTAR: QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO TAEKWON-DO PARA A SAÚDE DAS MULHERES?

A prática regular dos esportes é fundamental para manter a saúde das pessoas e combater o sedentarismo, um dos principais fatores de risco para diversas doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, afirma a médica neurologista Ana Beatriz Sinigaglia. De acordo com dados do IBGE, mais de 40% dos adultos são considerados sedentários no Brasil. Após os treinos, o corpo libera endorfina, um poderoso hormônio liberado pelo organismo de forma natural em situações de dor e estresse, aumentando a sensação de prazer e bem-estar. Além de possuir propriedades analgésicas, a endorfina tem a capacidade de aliviar a tensão do corpo e pode ajudar a combater problemas emocionais como a ansiedade e a depressão. No Taekwon-Do, a execução de seus golpes necessita de força, flexibilidade, coordenação motora e expressão corporal, como afirma Loisson dos Santos em "Taekwondo na Escola como estratégia pedagógica ao sedentarismo".


O Taekwon-Do é uma atividade física completa que oferece uma série de benefícios para a saúde das mulheres, saindo do convencional das aulas de ginástica oferecidas nas academias ou da musculação. O treinamento regular ajuda a melhorar a força, a resistência, a flexibilidade e a coordenação motora. Os movimentos de chutes e socos, combinados com exercícios de condicionamento físico, contribuem para o desenvolvimento muscular, a melhoria da postura e até dos problemas de coluna, como a hérnia de disco ou a escoliose. Geralmente os movimentos são rápidos e explosivos em alta intensidade, exigindo um gasto energético significativo e resultando em um aumento do condicionamento cardiovascular e muscular. 


A aceleração do metabolismo durante a prática da arte marcial contribui para perda de peso, uma vez que a queima de calorias é ativada para produzir energia durante o exercício. Vale ressaltar que o ganho de massa magra (músculo) constitui tecido metabolicamente ativo, que também seria mais um fator positivo na manutenção de um peso saudável, e ativação do metabolismo por um tempo prolongado, como afirma a especialista de saúde e nutricionista Carla Paiva, 46. É importante ressaltar que o impacto do esporte no metabolismo pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como idade, nível de condicionamento físico, intensidade dos treinos e alimentação.

Além disso, a arte marcial é uma modalidade que permite que as mulheres desenvolvam cada vez mais a autoestima e a confiança em si mesmas. Conforme a resistência e a força se tornam mais significativas, é possível perceber uma melhora  gradual, especialmente no aumento da autoconfiança, que tem um impacto enorme tanto na vida pessoal quanto profissional. Quando essa mudança ocorre, a atleta se sentirá mais determinada e confiante em suas escolhas. O treinamento e o aprimoramento constante das técnicas trazem uma sensação de conquista, além da construção de uma imagem corporal desejada e do empoderamento feminino. O Taekwon-Do também ensina o respeito a si mesmo e aos outros, promovendo a valorização pessoal. Ana Beatriz afirma que, com os treinos, você conseguirá fazer coisas que você provavelmente nunca imaginou que faria antes, desde chutes perfeitos a saltos com técnica. A arte te dá uma visão mais ampla em todas as áreas da vida. 

"Você já age rapidamente e corrige o problema, seja no trabalho, na faculdade ou em casa. Você toma mais atitude com a luta. Isso pode te ajudar a ser mais reconhecida e ser mais prestigiada em todos os aspectos da sua vida", diz Ana. 

O controle emocional é tratado de forma cautelosa e forte no Taekwon-Do, sendo que, através da prática da arte, as mulheres aprendem a controlar suas emoções durante os treinos, como a frustração, raiva ou medo, e a canalizá-las de forma positiva para o desempenho das técnicas. A arte marcial faz com que as pessoas possam priorizar a parte racional, desenvolvendo habilidades de enfrentamento e mantendo a calma em situações de pânico, por exemplo. As artes marciais podem ter um impacto positivo na capacidade de autodefesa das mulheres e, assim, potencialmente diminuir as chances de violência contra elas.

Ana afirma que a prática do Taekwon-Do é importante para aprender sobre os pontos vitais, alvos específicos do corpo humano que podem ser utilizados para causar dor ou nocautear durante uma situação de vida ou morte. "Na arte, começamos a prever situações e estar mais atentas para não nos submetermos a determinadas situações que nos coloquem em perigo", diz a médica. Ao aprender essas técnicas, as mulheres podem se sentir mais seguras e preparadas para lidar com situações de risco. Porém, é importante ressaltar que a prática de artes marciais não deve ser vista como a única solução para o problema da violência contra a mulher. A educação e a conscientização sobre o assunto também são fundamentais para mudar a cultura de violência e garantir a segurança e o respeito das mulheres em todos os lugares.


Em suma, o Taekwon-Do é uma modalidade que proporciona melhoria na aptidão cardiovascular, força muscular, flexibilidade e coordenação motora e é uma forma eficaz de aliviar o estresse e melhorar a saúde mental. Além disso, a prática dessa arte marcial vai muito além da atividade física, trazendo benefícios significativos para a saúde e o bem-estar das mulheres, as prevenindo de situações de perigo. Com sua abordagem holística e terapêutica, que engloba o desenvolvimento físico, mental e emocional, o esporte pode ser uma excelente opção para mulheres que buscam uma atividade que promova a saúde, a autoestima, a confiança e a igualdade de oportunidades.

Maria Fernanda Paiva, 16, socando durante aula de Taekwondo.

Maria Fernanda Paiva, 16, chutando durante aula de Taekwondo.