Sobre a autorA

MINHA HISTÓRIA NO TAEKWON-DO

São 11 anos de aprendizados, profundos conhecimentos, amizades e amadurecimento durante os treinos. Antes de praticar o Taekwon-Do, morava em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e praticava Ballet na escolinha, mas nunca fui muito chegada na dança. Após mudar para São Paulo em 2007, comecei a estudar em uma escola católica, onde passei alguns momentos complicados em relação a como algumas pessoas me tratavam. Muitas vezes lanchava sozinha no banheiro e ouvia piadas sem graça dos outros estudantes. A ideia de praticar Taekwon-Do partiu de mim, para que eu pudesse me impor diante dessas situações desagradáveis. Conversei com os meus pais, Carla e Fernando, e eles foram atrás de escolas de artes marciais em Moema, encontrando a academia da professora Mara Galbiati, minha atual instrutora. A aula teste já foi super interessante e, depois desse dia, nunca mais parei de treinar. Comecei a praticar com 10 anos de idade e construí uma história incrível dentro do esporte até hoje, aos 21 anos. 

Desenvolvi ótimas amizades durante os treinos. Muitas pessoas que passaram pela minha trajetória hoje já não estão mais, mas muitas permanecem até hoje no esporte. É imprescindível destacar a relação incrível que construí com a minha professora Mara. Ela, que sempre me deu o suporte necessário para enfrentar os desafios da vida, é uma das minhas maiores referências. Ela consegue perceber apenas no olhar quando o aluno não está bem, é atenciosa e cuidadosa, seguindo os princípios taekwondistas. Mas não se engane, ela é dura e bastante rígida quando precisa. Mara foi a pessoa que me ensinou a valorizar o que meu corpo é capaz de fazer. Muitas vezes já me senti fraca ou incapaz, mas ela sempre consegue me mostrar o meu melhor lado e que sou capaz de fazer qualquer coisa. Mara me ensinou não só as técnicas da arte marcial, mas também valores como respeito, disciplina e determinação. Com o tempo, comecei a sentir que essas lições se aplicavam não só no tatame, mas em todas as áreas da minha vida.

Durante esses anos, passei por ótimos momentos dentro da arte marcial, mas também por momentos desafiadores. Cada exame de graduação, cada torneio e cada evento é uma nova fase. Em 2017, participei de um campeonato em Santos que foi bastante benéfico para meu amadurecimento como lutadora e como pessoa. Ganhei medalha de ouro nas formas, mas medalha de prata na categoria de luta. Na luta final, fui convocada a lutar com uma menina mais graduada que eu, quase faixa preta, enquanto eu era faixa azul. Levei golpes na boca do estômago, chutes fortes e acabei fraturando o nariz. Foi uma luta difícil, porém que me ensinou a ser forte mesmo em momentos difíceis. Escutava o imenso apoio de todos os meus amigos, meus pais e da minha professora vindo da plateia, me encorajando a vencer, mas não consegui. Após esse dia, me tornei uma taekwondista mais forte e disciplinada. Hoje, estaria pronta para qualquer desafio, pois o Taekwon-Do me ensina a não desistir diante de derrotas.

A arte marcial me ajuda a lidar com o estresse e a pressão diária, além de aumentar a minha autoestima. Aprendi a respirar profundamente durante momentos de estresse, relaxar a mente e confiar nas minhas habilidades. Aprendi a lidar com o fracasso e a frustração de forma construtiva, vendo-os como uma oportunidades de crescimento. O Taekwon-Do também me proporciona uma jornada de empoderamento feminino todos os dias, me mostrando que eu sou capaz de conquistar o mundo. Isso se reflete em diversas áreas da minha vida, como nos meus estudos e no meu trabalho, onde eu me tornei mais determinada em alcançar o sucesso, estar focada em seguir meus sonhos e não me redimir. Em uma sociedade na qual ainda existem fortes preconceitos e estereótipos sobre as habilidades físicas das mulheres, o Taekwon-Do me mostrou que não há limites para o que uma mulher pode alcançar. Com a arte, sou uma pessoa melhor, mais empática, empoderada e mais forte.

Hoje em dia, o esporte é uma das partes mais importantes da minha rotina e eu sinto uma grande satisfação quando vejo que estou evoluindo a cada treino. O esporte me ajudou a superar desafios e obstáculos que eu nunca pensei que poderia enfrentar, e me fez perceber que sou capaz de alcançar coisas incríveis quando me dedico e acredito em mim mesma. Por isso, eu recomendo o Taekwon-Do para qualquer pessoa que esteja procurando uma atividade física desafiadora e que também possa ajudá-la a se tornar uma pessoa mais confiante e segura. É muito mais do que um esporte, é um estilo de vida que me fez descobrir meu potencial e me tornar uma pessoa mais feliz.